Bangcoc tem mais de 20 incêndios e continua fora do controle governamental

Bangcoc tem mais de 20 incêndios e continua fora do controle

Bangcoc tem mais de 20 incêndios e continua fora do controle governamental

Manan Vatsyayana Uma coluna de fumaça sobre por entre os prédios de um bairro comercial de Bangcoc: capital tailandesa fora de controle

BANGCOC, Tailândia  – A cidade de Bangcoc registrava pelo menos 20 focos incêndios nesta quarta-feira, após a operação do Exército para dispersar os « camisas vermelhas », mas que não conseguiu devolver o controle de toda a capital da Tailândia às forças oficiais.

O porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, afirmou que a operação do Exército permitiu às autoridades retomar o controle de dois bairros-chave, a zona de Rajaprasong e o distrito de Lumpini que os manifestantes ocupaban desde hacía seis semanas.

Pelo menos seis pessoas, incluindo o fotógrafo italiano Fabio Polenghi, morreram na operação militar e 58 ficaram feridas.

O italiano foi atingido por tiros no coração e no abdome. Outros dois repórteres, um holandês e um canadense, ficaram feridos.

« Ao fim da operação, o governo retomou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem várias zonas nas quais as operações devem prosseguir », afirmou Panitan.

Um toque de recolher, o primeiro em 15 anos em Bangcoc, deve entrar em vigor às 20H00 locais (10H00 de Brasília) e prosseguir até as 6H00 (16H00 de Brasília).

Os incêndios afetam prédios importantes, como o edifício da Bolsa, vários bancos e centros comerciais, segundo o corpo de bombeiros.

« O governo pede a todos aqueles que realizam ataques que interrompam as ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em tentar a reconciliação nacional », declarou Panitan.

Os manifestantes também incendiaram a sede de um canal de televisão, o Channel 3, dentro da qual estavam 100 pessoas, segundo os bombeiros.

Panitan anunciou ainda que o governo determinou a todas as emissoras de televisão que exibissem programas especiais.

« O prédio foi atacado por manifestantes e quando enviamos um veículo, também foi atacado. Agora recuaram e enviamos novamente um caminhão », afirmou um porta-voz dos bombeiros da capital tailandesa.

« Estamos em uma situação de crise. Por volta de 100 funcionários nossos estão presos no prédio », declarou Samran Chatton, jornalista do Channel 3.

Um helicóptero foi enviado para tentar retirar as pessoas presas.

AFP



A propos de setubal

Je fais parti des Auteurs/Contributeurs d'articles. Vous pouvez vous aussi le devenir et partager ainsi le contenu de vos articles avec les visiteurs de Portugal-Tchat.com. Pensez à vous inscrire et renseignez les champs biographiques ! Visualiser tous les messages par setubal

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *