Desafio de prancha: você teria coragem?

A prancha é um excelente exercício abdominal e para o core. Funciona não apenas para o músculo reto abdominal, mas também para os outros músculos abdominais e músculos core, que vão da pélvis ao longo da coluna vertebral até a cintura escapular. Mesmo que as pessoas não possam apostar nesta competição como você faria em outros esportes online com o Betway, ainda é interessante para elas assistirem. Mas você teria coragem de participar de um desafio de prancha?

  • Benefícios da prancha

Fortalecer a região do core é um aspecto importante de qualquer programa de exercícios. O core ajuda a estabilizar, equilibrar e dar energia ao corpo durante praticamente todas as outras atividades e é a base para todos os movimentos atléticos coordenados e poderosos. 

Um core forte pode reduzir o estresse nas articulações e permitir que você obtenha uma postura melhor. O exercício de prancha pode ser usado como base para um teste de força e estabilidade do músculo core.

A prancha é mais um exercício de fortalecimento do que um exercício cardiovascular, mas, ao envolver uma variedade de músculos, aumenta um pouco a queima de calorias. 

A quantidade de calorias queimadas depende do seu peso e de quanto tempo você segura a prancha. Normalmente, perde-se cerca de 3 calorias por minuto em posição de prancha.

  • Como fazer um desafio de prancha

Para começar, primeiro certifique-se de que sabe executar uma prancha corretamente. Sugerimos que siga essas etapas para fazer uma prancha alta ou reta:

Fique na posição de flexão. Para a prancha alta, os braços devem estar bem estendidos.

Se é iniciante, faça a prancha de joelhos. Se avançado, tente fazer a prancha com um de seus antebraços para que o desafio seja ainda maior.

Mantenha as palmas das mãos e os dedos dos pés firmemente plantados no chão, as costas retas e o core contraído. Certifique-se de que seu corpo esteja em linha reta enquanto você estiver na posição de prancha. Atenção para que sua cabeça e costas não comecem a afundar.

Segure sua prancha pelo tempo predeterminado. Se começar a perder a força em qualquer ponto, fique de joelhos ou pare até que esteja pronto para voltar à posição de prancha novamente.

  • Tempo do desafio de prancha

Para fazer o desafio de prancha, segure sua posição de prancha pelo tempo que corresponde ao seu dia do desafio. 

O tempo deve aumentar um mínimo de 10 segundos a cada vez. Você pode começar com 1 minuto, por exemplo, e seguir aumentando 10 segundos a esse tempo diariamente.

  • Contras

Repetir uma mesma rotina de exercícios irá fazer seu corpo se estabilizar e, consequentemente, não obterá tantos benefícios depois de um certo tempo.

É possível que você não sinta prazer em fazer o mesmo movimento ou exercícios diariamente.

Se for esse o seu caso, faça variações de prancha em sua rotina de exercícios pelo tempo que determinou. Aposte na variedade para que os resultados não cessem após algum tempo de prática do desafio de prancha.

Se você já tiver dor nas costas ou uma lesão, converse com seu médico antes de tentar o desafio da prancha. Além disso, não o faça se estiver grávida.

O desafio de prancha pode ser muito legal e uma boa opção se você quer fortalecer a região core e gosta de ter uma rotina definida de exercícios. Por outro lado, se tem dificuldades para manter tal rotina diariamente, melhor procurar outra técnica para se motivar.