Alguma vez você já se perguntou se é possível se livrar da depressão sem fazer uso de medicamentos? Pois hoje queremos falar sobre como curar a depressão com esportes!
Em pessoas deprimidas, o hipocampo no cérebro – região que ajuda a regular o humor – é menor. Atividades esportivas ajudam no crescimento das células nervosas do hipocampo.
- Hormônios e exercícios
Curar a depressão com esportes se deve em parte às mudanças que ocorrem no cérebro durante o exercício.
O chamado ‘barato do corredor’ é causado por um potente coquetel de hormônios – possivelmente incluindo um neurotransmissor chamado anandamida, da palavra sânscrita para ‘êxtase’.
Além disso, permanecer ativo provavelmente aumentará sua autoestima, servirá como uma distração das espirais de pensamentos negativos e aumentará a qualidade do sono.
- Encontrar uma atividade prazerosa
Infelizmente, muitas pessoas com depressão podem enfrentar obstáculos extras para se tornarem ativas. Por exemplo, falta de motivação.
Algumas pessoas tomam medicamentos que drenam seus níveis de energia, enquanto outras apresentam problemas físicos que limitam o que podem fazer.
Pode parecer difícil: é necessário impulso mental para começar a se exercitar, mas também é preciso se exercitar para conseguir esse impulso mental. Por isso, é particularmente importante encontrar uma atividade prazerosa e que possa cumprir, mesmo quando for desafiadora.
- Sozinho ou em grupo
Um esporte de equipe pode ser melhor para você se você valoriza um forte elemento social ou se acha que sua depressão está drenando sua motivação.
Se, por outro lado, você acha que estar com outras pessoas é uma luta, uma atividade como correr pode funcionará melhor.
Há centenas de atividades que podem ajudar a curar a depressão com esportes e, além disso, é muito mais provável que continue fazendo se for divertida.
- Andar de bicicleta
Pedalar pode ser particularmente aconselhável porque envolve passar algum tempo na natureza.
Atualmente, sabe-se que os exercícios podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos no tratamento da depressão leve à moderada – principalmente quando você se exercitar ao ar livre.
- Ioga e Pilates
Essas atividades costumam ser classificados como exercícios mente-corpo, o que significa que são boas para a saúde física e mental.
A atenção plena nos movimentos, a respiração e as técnicas de relaxamento são ótimas para quem sofre de depressão. Mente e o corpo se unem através do movimento.
Essas aulas não são competitivas e, o mais importante de tudo, são divertidas!
- Considere os riscos
Infelizmente, pessoas com problemas de saúde mental, como depressão, também correm maior risco de desenvolver problemas de saúde física (muitas vezes devido a uma dieta ruim, fumo e álcool). Por isso mesmo permanecer ativo é crucial.
Com isso em mente, planeje o tipo de atividades que você experimenta e que rotina deseja estabelecer para curar a depressão com esportes.
- O que você pode fazer
Não está claro por quanto tempo é necessário se exercitar, ou com que intensidade, antes que a melhora das células nervosas comece a aliviar os sintomas da depressão.
Você deve começar a se sentir melhor algumas semanas após o início dos exercícios. Mas este é um tratamento de longo prazo, não uma solução única.
Por isso mesmo, reforçamos a importância da escolha de uma atividade que você possa sustentar ao longo do tempo.
A chave para curar a depressão com esportes é fazer algo de que você goste e que queira continuar fazendo.