Pesquisas descobriram que a meditação pode reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o foco e a concentração e aumentar a sensação de calma e relaxamento. Mas você sabe o que é meditação?
A meditação é algo milenar, uma prática de bem-estar que se concentra no treinamento da consciência, da atenção plena e da compaixão.
- Benefícios da meditação
A meditação pode ter muitos benefícios para a saúde integral do ser, para citar alguns: melhor foco e concentração, melhor autoestima e autoconsciência, redução do estresse, controle da ansiedade, da depressão e da dor, desenvolvimento de um comportamento altruísta.
- Tipos de meditação
Há práticas variadas entre as tradições culturais, espirituais e religiosas, existem muitas maneiras de meditar. A meditação se originou nas tradições de bem-estar orientais, mas tem ganhado cada vez mais espaço no ocidente.
Alguns tipos comuns de meditação incluem varredura corporal, meditação andando, meditação da compaixão e mindfulness.
- Mindfulness
Você sabe o que é meditação mindfulness? É uma das formas mais praticadas atualmente, de acordo com o Relatório de Tendências 2019 do Global Wellness Summits. A meditação mindfulness também é muito conhecida e divulgada na mídia.
Trata-se de prestar atenção de uma forma proposital, no presente, sem julgamento e sem apego.
A meditação mindfulness envolve em focar na respiração, nos sons, nas sensações no corpo e até mesmo em objetos visuais.
O objetivo é, em instância, é prestar atenção à sua própria mente sem julgar seus sentimentos.
- Quanto tempo meditar?
Agora que você já sabe o que é meditação, deve estar se perguntando como e por quanto tempo deve praticá-la.
A Universidade de Harvard recomenda meditar duas vezes por dia, por 20 minutos a cada vez, para experimentar os benefícios máximos.
Já um estudo sobre a eficácia do aplicativo de meditação Calm descobriu que o estresse, a atenção plena e a autocompaixão melhoraram significativamente com uma média de 38 minutos de meditação com o aplicativo por semana.
Mas para iniciantes, a parte mais importante é entrar em uma rotina – de cinco a 10 minutos por dia.
- Como meditar?
Depende do tipo de meditação, mas daremos alguns passos para ajudá-lo a meditar:
Sente-se em um espaço silencioso e confortavelmente. Sente-se reto, mas não fique tenso: seu corpo deve estar relaxado.
Respire suavemente. Concentre sua atenção em sua respiração. Você pode começar com uma varredura corporal: concentre-se em cada parte do corpo, desde os dedos dos pés até a cabeça e perceba as sensações ao longo do caminho.
- Distrações
Abandone as distrações de sua mente, não se apegue a elas. Reconheça o pensamento que o distraiu e tente deixá-lo ir com a mesma fluidez com que entrou em sua cabeça. Em seguida, volte suavemente a atenção para a respiração.
Ficar distraído durante a meditação é inevitável, portanto, não se preocupe com isso, porém não se agarre a aquilo que te distrai. Cultive a postura de um observador, sem se envolver demais.
Passamos para você uma receita simples de como meditar, agora que você já sabe o que é meditação é só começar a praticar. Boa sorte!